Biblioteca sobre rodas

Nuno Marçal (1974) identifica-se como um bibliotecário-ambulante “que percorre com a Bibliomóvel as estradas, terras e gentes de Proença-a-Nova, levando o Livro, a Leitura, a Informação, o Conhecimento e sempre algo mais…“. Aceitou o desafio de nos mostrar um dia do seu trabalho numa biblioteca em movimento.

Alvorada

A história das Bibliotecas itinerantes em Portugal é rica, diversificada, carregada de imagens icónicas e papéis preponderantes na educação, cultura e sempre algo mais…entre aqueles que tiveram e têm o privilégio de usar e desfrutar dos seus serviços.

A Bibliomóvel de Proença-a-Nova é apenas e só um de muitos capítulos dessa história. As primeiras linhas começaram a ser escritas no dia 26 de Junho de 2006. Uma parceria entre o Município de Proença-a-Nova e Santa Casa de Misericórdia de Sobreira Formosa, através de uma candidatura ao programa Progride, que financiou a aquisição e transformação desta Biblioteca Pública sobre rodas.

foto 1

Diário de Bordo

Os primeiros quilómetros, rodeados de incertezas e dúvidas sobre a tarefa, a missão e o propósito deste veículo foram rapidamente dissipadas e tornado muito claro que algumas ideias pré-concebidas sobre o que é e o que faz uma Biblioteca tinham de ser adaptadas ou talvez não…

Cada dia, cada registo no diário de bordo é uma página carregada de momentos, sensações e emoções que trazem em si confirmações daquilo que somos e do que fazemos. Somos uma Biblioteca de Todos e para Todos, feita de Pessoas, com Pessoas e para Pessoas. Próxima, útil e Cúmplice!

foto7.jpg

O dia começa cedo na estrada, após os primeiros 50 kms que separam a residência do local de trabalho, chegamos à Casa- Mãe (Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova), onde reunimos materiais e recursos, contactamos o mundo real e virtual das redes globais e estamos prontos para o caminho:

foto2

Primeira paragem do dia, Rabacinas, paragem simbólica de como uma Biblioteca pode fazer a diferença na vida de uma Pessoa. No início era apenas um utilizador, mas não um qualquer. Uma Pessoa com uma sede de conhecimento e de saber, que o levou a tentar ser mais e a fazer melhor. Este caminho levou-o de volta à escola para concluir a escolaridade obrigatória e a um sem número de actividades de formação não formal, sempre devidamente acompanhadas e apoiadas nas visitas à Bibliomóvel.

foto3.jpg

Segunda paragem, Sobral Fernando uma das nossas visitantes/utilizadoras/Amiga vem aproveitar uma das novas valências desta Biblioteca, um ATM portátil que permite efectuar pagamentos que possuem referencia multibanco. Neste caso uma factura de telecomunicações e o carregamento do telemóvel de um familiar.

foto4.jpg

As andanças prosseguem, novos ponto de ancoragens nas aldeias de…. Onde os habituais vêm em busca das suas leituras e das suas maneiras de passar o tempo, mesmo para quem não sabe ler, esta Biblioteca possui revistas (rendas e bordados,caça e pesca) que permitem o desfrute e o usufruto de Todos.

foto5.jpg

Uma Biblioteca é e tem de ser muito mais que apenas e só livros e leituras aproveitando recursos próximos e institucionais, estabelecemos uma parceria com a Unidade Móvel de Saúde do Município de Proença-a-Nova e recebemos o seu técnico para efectuar rastreios de saúde ao “castrol, atenção e diabretes!” entre os nossos utilizadores/visitantes/Amigos.

foto6.jpg

Ultima paragem de um dia que já vai longo! Hoje não está ninguém à nossa espera. As andanças da Bibliomóvel também são feitas destes vazios, prova que as suas geografias funcionais e sentimentais são feitas de silêncios, que importa combater e colmatar.

foto 8.jpg

As Bibliotecas Itinerantes vão jogar um importante papel, no esbater das desigualdades de acesso a serviços de proximidade, utilidade e cumplicidade, fruto do isolamento social e geográfico de algumas populações. Hoje, e com certeza no futuro, irão continuar o seu importante papel de aproximação e disponibilização de recursos bibliográficos, humanos e sentimentais, indo ao encontro dos seus utilizadores, visitantes e Amigos.

Bem Haja

foto 9.jpg

Links úteis:

http://www.biblioteca.cm-proencanova.pt/cgi-bin/koha/opac-main.pl

http://opapalagui.blogspot.pt/

http://anavevoadora.wikifoundry.com/

Anúncios

Um pensamento sobre “Biblioteca sobre rodas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s